Organizando roupas para lavar e passar

Roupa lavada e passada corretamente dura muito mais. O cuidado começa nas instruções das etiquetas, aqueles símbolos que, geralmente, a gente ignora por não saber decifrar, mas seus (nossos) problemas acabaram:

Feito isso, organize uma rotina de lavagem: se o tempo médio para secagem das roupas é de um dia, separe-as e a cada dia lave um tipo: claras, pretas e coloridas, por exemplo. Roupas de mesa e banho costumam sujar menos, lave-as de 15 em 15 dias ou de acordo com sua rotina. Lembre-se que máquina de lavar gasta muita água e energia elétrica, então economize!

Algumas peças necessitam de pré-lavagem:

  • Colarinhos e punhos de camisas devem ser esfregados no tanque ou balde com um sabão em barra;
  • Manchas devem ser retiradas com um produto específico, respeitando o tempo de espera para poder levar à maquina;
  • Meias de algodão esfregadas com sabão em barra azul ficam limpas e sem manchas.

Na hora de levar à máquina:

  • Sabão em pó deve ser totalmente dissolvido antes de entrar em contato com as roupas;
  • Não adicione amaciante diretamente nas roupas. O excesso endurece as roupas pois o acúmulo residual estraga as fibras;
  • Nunca lave roupas brancas e coloridas juntas. NUNCA!
  • Lingerie, roupas esportivas em material específico, peças com elásticos, ganchos ou colchetes  somente devem ser lavadas à máquina se protegidas em sacos de tela apropriados para esse fim;
  • Malhas e peças de lã não devem ser lavadas na máquina.

Se for lavar à mão:

  • Não deixe roupas coloridas de molho, deixe o sabão em pó dissolver antes de adicionar a roupa;
  • Não esfregue a roupa com força – utilize uma escovinha macia para remover a sujeira mais difícil e enxague  bem para remover todo o resíduo de sabão em barra  para não  manchar o tecido.

Se for usar alvejante, leia atentamente as instruções do rótulo e nunca despeje o produto direto na roupa.

  • Alveje somente em água fria e deixe de molho no máximo por uma hora;
  • Os alvejantes mais comuns são a base de cloro e não deve ser utilizados em qualquer tipo de roupa, além de queimar as fibras, o que resulta no amarelamento e, com o tempo, apodrece as roupas. Os mais seguros são feitos à base de oxigênio.

Na hora de secar, não  torça a roupa; a maioria das peças deforma. O ideal é secar a roupa à sombra, em local arejado, a exposição diretamente ao sol, principalmente as coloridas, desbota as roupas.

  • Mantenha seus varais limpos e livres de pontos que possam rasgar ou manchar as roupas;
  • Peças de tricô devem ser estendidas para secar em posição horizontal para não deformar a malha e se for utilizar a secadora preste atenção se a roupa não corre o risco de encolher (leia a etiqueta da peça).

Passar a roupa é o maior drama. Demora um tempão e é bem entediante, né? Mas é necessário.

  • Escolha um espaço adequado: mesa forrada ou tábua de passar, local para pendurar as peças passadas nos cabides e fazer a separação da roupa antes de guardá-la;
  • Tenha um ferro de passar de boa qualidade e siga sempre as indicações das etiquetas quanto à temperatura ideal para passar cada peça;
  • Mesmo que seu ferro seja à vapor, algumas peças devem ser previamente umedecidas com um vaporizador para facilitar a tarefa.
  • Não utilize o ferro  sobre elásticos, botões, zíperes, detalhes em metal, etc. e evite ligar diariamente o ferro para passar peças individualmente.
  • Gaste menos energia acumulando as peças da semana e passando de uma vez. Outra boa dica é pendurar no varal as roupas pela parte de baixo e colocar em um cabide assim que retirar; facilita muito na hora de passar.

Pensou que era fácil ser dona de casa? Bora lá colocar em prática nossas técnicas!

Fontes: Aqui e aqui
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Páginas

Arquivos

abril 2012
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Tags

aguardar o tempo certo ambiente iluminado ambientes pequenos a new day has come ansiedade de casamento ansiedade pré casamento apartamentos pequenos aproveitando espaçõs barquetes buffet barquinhas de festa barquinhas recheadas bauru bridezilla cardápio chá bar cardápio chá de cozinha cardápio econômico chá de cozinha casamento às pressas casa ou apartamento celine dion cha bar economico chick flick chá de cozinha econômico como alugar a primeira casa como decidir entre casa e apartamento como decorar ambientes pequenos como fazer um sofá como lidar com mudanças como manter o casamento como mudar de cidade como organizar cha bar como organizar cha de cozinha como organizar cha de panela controlar a ansiedade decoração chá bar decoração romântica decoração romântica chá de cozinha despedida dicas de relacionamento ensinamento de meishu-sama enxoval faça você um sofá filmes de mulherzinha filmes para assistir sozinha finger food grill familia plus koji sakamoto lista chá bar lista completa de chá de cozinha loja de moveis online maria presenteira melhores comédias romanticas mobly mobly móveis mokiti okada moveis barato mudança mudanças às pressas mudar de cidade musica de recomeço noiva ansiosa noivado baixo orçamento nova cidade orientador de casais os descendentes panela de arroz 7 xícara presente de casamento primeiro aluguel prós e contra de apartamento prós e contra de casa receitas finger food reverendo sakamoto rio claro sofá de pallet sofá diy sunlight
%d blogueiros gostam disto: